As mulheres sofrem de alterações corporais e hormonais drásticas ao longo de suas vidas, necessitando de cuidados especiais sobre o funcionamento pleno do organismo. A fim de trazer ainda mais informações e dicas de cuidados, separei neste artigo 3 cuidados específicos que as mulheres devem ter com o fígado.
O fígado é um dos mais importantes órgãos do corpo humano que permite a regulação e funcionamento de diversos fatores essenciais para a nossa vivência com mais saúde e disposição.
Sendo assim, cuidar do fígado é cuidar da nossa qualidade de vida. E nesse caso específico, nas vidas femininas, permite acessar uma perspectiva de maior longevidade.
1. Mantenha uma alimentação balanceada e controle o peso adequado para cuidar melhor do fígado
Conforme a mulher envelhece, e mesmo durante sua juventude, elas são bombardeadas por alterações corporais e picos de alta produção hormonal, e declínio nas fases mais adultas.
Essas modificações favorecem mudanças de humor e alterações constantes no peso. Algo que, ao se associarem, favorecem o surgimento de vários problemas de saúde que podem afetar diretamente o fígado.
Sendo assim, a fim de evitar a sobrecarga do fígado, é ideal realizar um acompanhamento nutricional adequado, acessando uma nutrição que eleve as defesas do organismo e ajude no melhor controle hormonal.
Assim, você evita problemas relacionados ao excesso de peso e acúmulo de gordura. Principalmente sobre o fígado, se prevenindo de problemas como esteatose-hepática, cirrose não-alcoólica, entre outros.
2. Não sobrecarregue o fígado com bebidas alcoólicas
Outro fator importante é cuidar com o excesso de consumo de bebidas alcoólicas para não sobrecarregar o fígado.
Álcool é um dos principais vilões ao bom funcionamento hepático que, quando se encontra em altos níveis, fomenta inflamações crônicas aos tecidos do fígado, debilitando suas funções e, por consequência, a sua saúde.
3. Pratique atividades físicas regularmente para evitar problemas com o fígado
Os cuidados com a saúde do fígado relacionam-se diretamente com os hábitos de vida. Isso se repete no caso das mulheres.
Afinal, como já dito anteriormente, a relação entre má alimentação, excesso de bebidas alcoólicas e ainda, o sedentarismo. Cria-se o cenário perfeito ao desenvolvimento de doenças graves ao fígado.
Atividades físicas são grandes aliados na prevenção a doenças hepáticas, permitindo uma melhor regulação hormonal, que alivia sintomas de outras questões relacionadas à saúde feminina, promovendo melhor funcionamento do organismo, inclusive do fígado.
Além disso, promove a eliminação do excesso de gordura, favorecida com uma alimentação balanceada e eliminação de maus hábitos como o álcool e o tabagismo, por exemplo.
Caso você ainda tenha dúvidas em relação aos cuidados com o fígado, tenho um material completo reunido no ebook “Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Gordura No Fígado”, onde explico o que é essa condição, seus riscos, formas de prevenção, tratamento e muito mais.
Para baixá-lo, basta cadastrar-se aqui no site e recebê-lo gratuitamente! Acesse o SAIBA MAIS!