As 5 principais causas de cirrose são apenas uma parte das possibilidades de desenvolvimento da doença. As causas de cirrose são diversas, por vezes ela pode surgir até mesmo sem nenhum motivo aparente, a chamada cirrose criptogênica.
Um dos grandes motivos para a causa de cirrose é a infecção pelo vírus causador da Hepatite C. Contudo, há uma lista de fatores de risco que elevam as chances de sofrer com a patologia. Confira, então, 5 das principais causas de cirrose:
1. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas é uma das causas de cirrose mais frequentes
A ingestão excessiva e contínua de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de cirrose. Além de contribuir para o aumento de gordura no fígado, esse hábito provoca graves lesões ao órgão, impossibilitando o seu funcionamento natural.
2. Gordura no fígado também está entre as causas de cirrose
Acúmulo de gordura no fígado é outro principal fator para as causas de cirrose hepática. Também ligada ao comportamento, como a má alimentação, ela pode aparecer mesmo em quem não bebe ou tem consumo moderado de álcool.
Caso não tratada, a gordura gera lesões continuamente ao órgão, possibilitando ainda o surgimento de câncer.
3. Hepatite virais: uma constante entre as causas de cirrose
A Hepatite C, como dito anteriormente, é uma das principais causas de cirrose, mas não vem sozinha. A hepatite B também figura como causa frequente de cirrose.
De forma geral, afetam diretamente o fígado, podendo ser assintomáticas ou apresentar sintomas como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, observação de pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
4. Obesidade também se envolve entre as causas de cirrose
O estado de obesidade é um forte fator de risco para as causas de cirrose, que acompanha outras comorbidades provocadas pelo acúmulo de gordura decorrentes dos maus hábitos de vida do paciente.
Mudanças de hábitos são essenciais para combater essa causa de cirrose tão ampla e proteger o fígado de possíveis lesões e do agravamento de outros problemas.
5. Diabetes e sua relação com as causas de cirrose
A diabetes está atrelada às causas de cirrose devido à resistência insulínica que pacientes diagnosticados com a doença apresentam.
A diabetes favorece o acúmulo de gordura corporal e no fígado, além de causar inflamação dessa gordura no fígado, chamada esteatohepatite, podendo assim me evoluir para cirrose.
Como tratar as causas de cirrose?
A principal abordagem do tratamento, quando constatado as causas de cirrose precocemente, pode incluir desde uma reestruturação no estilo de vida do paciente, fazendo um trabalho de reeducação alimentar, adoção de atividades físicas e recomendação até de medicamentos e encaminhamento para outros especialistas, como psicólogos, para tratar possíveis compulsões que originam as causas de cirrose também.
Entretanto, se as causas de cirrose indicarem estágios mais avançados da doença, pode ser necessário até mesmo a realização de um transplante de fígado.
Há consequências em não tratar as causas de cirrose?
Se não tratadas previamente, as causas de cirrose podem agravar a doença. Em outras palavras, promovem maior número de lesões ao fígado, mitigando suas funções e gerando terríveis alterações fisiológicas no organismo todo.
Além disso, algumas das causas de cirrose, por conta, já significam enormes perigos ao paciente, caso sejam ignoradas. O perigo de não tratar essas causas de cirrose vai além do sobrepeso e baixa disposição, representando até mesmo risco de vida!
Sendo assim, se você já é diagnosticado com alguma dessas causas de cirrose, procure seu médico e inicie agora um acompanhamento especializado.
Deseja saber mais sobre as causas de cirrose? Clique no botão e receba mais informações!