O que acontece com o fígado do obeso é um consenso entre especialistas: está diretamente relacionado aos impactos das alterações fisiológicas provocadas pelo excesso de gordura, praticamente não poupando nenhum aspecto da vida do paciente.
O fígado do obeso é um dos órgãos mais prejudicados dentro dessa realidade. Com o avanço da medicina, percebeu-se que o acúmulo de gordura no fígado do obeso provoca uma redução drástica nas suas funções, possibilitando o desenvolvimento da cirrose hepática não alcoólica e até de câncer de fígado.
Quais os riscos da gordura no fígado do obeso?
Sem o devido tratamento e diagnóstico precoce, o contínuo acúmulo de gordura no fígado do obeso gera inflamações nas células hepáticas, chamada de esteato-hepatite, que nos casos mais avançados, pode levar a cirrose e/ou ao câncer no fígado do obeso.
Os fatores de risco relacionados ao fígado do obeso, são:
- condição de obesidade e concentração de gordura na cintura;
- altos índices de glicose no sangue;
- resistência insulínica;
- altos níveis de colesterol e triglicérides;
- síndrome metabólica.
Como é a progressão da gordura no fígado do obeso para cirrose hepática?
A inflamação aguda causada pela presença da gordura no fígado do obeso e as células hepáticas do fígado do obeso são atacadas constantemente pela gordura.
Com isso, surgem lesões no fígado do obeso. Essas lesões, ao cicatrizarem, substituem as células do fígado do obeso por fibroses.
Quanto maior a fibrose no fígado do obeso, menor o seu funcionamento, com mais chances de desenvolver cirrose e até câncer de fígado.
Existe tratamento para as doenças presentes no fígado do obeso?
O tratamento para o fígado do obeso trabalha com a modificação nos hábitos de vida do paciente: alimentação saudável, atividades físicas e perda de peso. Outras medidas para tratar o fígado do obeso envolvem:
- Perda de peso;
- Exercícios físicos regulares;
- Controle de colesterol;
- Controle de diabetes;
- Interromper o uso de bebidas alcoólicas;
- Informar ao seu médico todos os medicamentos, vitaminas e suplementos que faz uso;
Quais as consequências para o fígado do obeso se não for tratado?
Como dito anteriormente, o fígado do obeso significa uma enormidade de fatores de risco para o desenvolvimento, ou agravamento de várias doenças.
O maior problema, é a quantidade de lesões que o fígado do obeso sofre nesse meio tempo. Quanto mais cicatrizes no tecido hepático, mais rígido ele fica e pior é o seu funcionamento.
Portanto, o fígado do obeso tem maior dificuldade em produzir e secretar substâncias importantes para a digestão, causando problemas hormonais por conta disso.
Se não tratado, o fígado do obeso desencadeia problemas graves de cirrose, tornando o fígado do obeso propenso ao câncer.
Quanto antes as patologias relacionadas ao fígado do obeso forem diagnosticadas, melhores são as chances de devolver sua qualidade de vida. Caso contrário, a única forma de solucioná-los, será por meio de tratamentos mais agressivos ou até mesmo um transplante de fígado.
Deseja saber mais sobre problemas relacionados ao fígado do obeso? Entre em contato e agende sua consulta ou acesse o LINK!