Está perdendo muito peso ou ficando amarelo? Atenção! Esses são sinais importantes quando o nosso fígado não está funcionando adequadamente, sofrendo com inflamações que podem estar conectadas a outras doenças que acometem o órgão.
Relacionamos muito desses sintomas em pessoas que estão perdendo muito peso ou ficando amareladas, com diferentes doenças do fígado que estejam impedindo o correto funcionamento do corpo. No caso de quem fica amarelo, ela sofre com uma dificuldade maior de excretar a bilirrubina, substância formada a partir da decomposição natural da hemoglobina, quando está danificada ou velha.
Com parte disso, se não há uma boa circulação da bilirrubina até o fígado, onde se junta a bile, para ser descartada nas urinas e fezes, acaba se acumulando no sangue, provocando a pele amarelada, chamada de icterícia.
Junto a icterícia, ou pele amarelada, a perda de peso rápida e sem motivo, também tem muita relação com problema no fígado. Esse sintoma aparece em praticamente todas as listas de principais sintomas relacionados a doenças do fígado, desde gordura no fígado até o câncer no fígado.
Confira abaixo, algumas das doenças em que a perda rápida e repentina de peso e a pele amarelada figuram como os principais sintomas, entre outros tantos.
Cirrose alcoólica provoca perda de peso e pele amarelada
Cirrose alcoólica, como o nome já sugere, é a doença causada pelo consumo excessivo de álcool. O álcool pode causar três tipos de lesões hepáticas: a acumulação de gordura (esteatose), a inflamação (hepatite alcoólica) e o aparecimento de cicatrizes (cirrose). E entre seus principais sintomas, estão a perda de peso e pele amarelada.
Mulheres são mais vulneráveis ao desenvolvimento dessa doença. O álcool, ao ser metabolizado pelo fígado, produz substâncias altamente tóxicas que podem causar inflamação no fígado, um quadro conhecido como hepatite alcoólica. Se essa inflamação persistir cronicamente, cicatrizes se formam no órgão (fibrose). Quando a fibrose é muito extensa, o quadro se caracteriza como cirrose.
Esteatose hepática pode provocar perda de peso e pele amarelada também
Esteatose hepática é o nome dado ao problema popularmente conhecido como gordura no fígado. Sendo assim, sua principal causa é o acúmulo de gordura no órgão, que leva a inflamações e, se essas inflamações persistirem cronicamente, é possível desenvolver cirrose não-alcoólica, e até mesmo câncer de fígado. Entre seus principais sintomas também estão os sinais de perda de peso repentina e pele amarelada.
Além da pele amarelada, e perda de peso rápida e sem motivo, a esteatose hepática pode manifestar sintomas de náuseas, vômitos, desconforto abdominal do lado direito, mal-estar geral e dores de cabeça. Muitos dos sintomas demoram a surgir, se apresentando, geralmente, quando a doença já se encontra em estágio avançado.
Tumor no fígado leva a perda de peso e pele amarelada
O tumor do fígado é caracterizado pela presença de uma “massa” no órgão. Nem sempre essas “massas” significam câncer, podem também serem tumores benignos e acometem tanto homens e mulheres. Os principais tumores benignos são os hemangiomas, adenoma e a hiperplasia nodular focal. Esses tumores podem deixar a pele amarelada caso comprimam as estruturas de drenagem da bile.
Mesmo não significando câncer, esses tumores podem causar, ainda, dor abdominal e até sangramento hepático. Quando diagnosticado e avaliado precocemente, o tumor no fígado pode ser tratado de várias maneiras, desde métodos que “queimam” o tumor, até mesmo a retirada por cirurgia.
Câncer de fígado é um dos problemas mais graves e pode gerar perda de peso e pele amarelada
O câncer de fígado tem como principais sintomas: perda de peso; pele amarelada; perda de apetite; enjoos; cansaço excessivo; inchaço na barriga e dores abdominais. Porém, infelizmente esses sintomas se apresentam principalmente nos estágios mais avançados da doença.
Entenda quais os fatores de risco que influenciam o desenvolvimento da doença, como:
- Infecção crônica com hepatite B ou hepatite C;
- Diabetes ou gordura no fígado;
- Uso excessivo de álcool;
- Cirrose.
Ao apresentar alguns dos sintomas citados, o paciente deve consultar um especialista em doenças do fígado para a identificação do problema.
Percebeu uma perda de peso e pele amarelada? Venha descobrir o que pode ser agendando sua consulta ou clique em SAIBA MAIS!