Sensação de enjoo constante? Saiba o que pode ser esse sintoma tão comum para diversos problemas da nossa saúde, dos mais simples aos mais complexos, continuando com a leitura desse artigo!
Quando um indivíduo está com uma sensação de enjoo constante, normalmente chamamos isso de náuseas, sendo aquela sensação que nos dá antes de vomitarmos.
Além da sensação de enjoo constante, outros sintomas que podem acompanhar a ânsia de vômito são um mal-estar generalizado, falta de vontade de comer, vontade de ficar parado e, em alguns casos, o paciente prefere ficar em uma posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor.
Mesmo sendo um sintoma comum, como a ânsia de vômito, casos de sensação de enjoo constante não devem ser ignorados. O corpo pode estar passando a mensagem de que algo não vai bem. Confira abaixo, algumas das doenças mais comuns com o sintoma de sensação de enjoo constante como uma de suas características:
Doença do refluxo gastroesofágico provoca sensação de enjoo constante
A sensação de enjoo constante é uma das principais características da doença de refluxo gastroesofágico, junto da sensação de azia e queimação.
Essa condição se dá, quando o conteúdo estomacal é regurgitado pelo esôfago, provocando inflamações na região. Geram os sintomas crônicos já citados. Entre eles a sensação de enjoo constante.
Por ter o status de doença crônica, é necessário tratamento ao longo da vida para minimizar a presença dos sintomas (sensação de enjoo constante, azia, queimação, dificuldade para engolir). Com medicamentos e mudanças na alimentação e hábitos de vida.
Diabetes pode gerar sensação de enjoo constante
A diabetes favorece a elevação de níveis glicêmicos no paciente. Causando maior resistência a insulina, barrando esse importante mecanismo para o controle da quantidade de açúcar no sangue. Situação que pode gerar sensação de enjoo constante no paciente.
Outra causa da sensação de enjoo constante provocado pela diabetes é a neuropatia ou o retardamento do esvaziamento do estômago.
Sensação de enjoo constante pode significar Gastrite
Além da sensação de enjoo constante, a gastrite também provoca queimação, azia e desconforto ou dor no abdome. A gastrite é uma inflamação da mucosa que cobre a parte interna do estômago e pode ser aguda ou crônica, com causas variadas.
Presença de algumas bactérias no estômago, hábitos alimentares ruins, uso de alguns remédios. Podem levar à gastrite e consequentemente provocar os sintomas citados, como a queimação, por exemplo.
A Síndrome do Intestino Irritável tem a sensação de enjoo constante entre seus principais sintomas
A Síndrome do Intestino Irritável é uma causa muito comum para o sintoma de sensação de enjoo constante. Podendo provocar também distensão abdominal, vômitos, azia, fadiga e cólicas.
É causada por uma hiperatividade do intestino. Sendo identificada geralmente, pelos sintomas como a sensação de enjoo constante e do descarte de outros problemas estomacais e intestinais.
Gordura no fígado está entre as principais causas da sensação de enjoo constante
Gordura no fígado ou esteatose hepática, é o nome dado ao acúmulo de gordura no órgão. A longo prazo, gera uma maior dificuldade de cumprir com suas funções naturais, levando a inflamações crônicas e até cirrose.
A sensação de enjoo constante está entre seus principais sintomas. Infelizmente por se tratar de uma doença silenciosa, muitos dos seus sinais só se manifestam quando a doença se encontra em estado avançado.
Portanto, além da sensação de enjoo constante, temos também sensação de cansaço, vômito, dor de cabeça, pele e olhos amarelados, e inchaço abdominal.
Qual o tratamento para sensação de enjoo constante?
O tratamento irá depender do diagnóstico da doença que está provocando essa sensação de enjoo constante. A partir daí, será avaliado o estado da doença para compreender se é possível o controle do sintoma por meio medicamentoso, mudança de hábitos de vida e/ou, caso necessário, intervenção cirúrgica.
A sensação de enjoo constante é um sintoma muito frequente, e pode ser confundida como apenas um episódio de mal-estar. Mas caso ela persista, é importante se dirigir a um especialista qualificado, que cuida da saúde do aparelho digestivo e pode te dar uma identificação segura do problema.
Tem dúvidas sobre o assunto? Agende sua consulta pelo site ou acesse o LINK!