Como saber se o médico é habilitado para realizar o transplante de fígado, é uma das principais dúvidas entre pessoas com entes queridos que necessitam desse procedimento e entre os próprios pacientes.
É uma questão muito importante de se ter em mente ao procurar um especialista em transplante de fígado. Saber se ele está habilitado a realização do transplante de fígado, bem como procurar obter boas referências, entre outros pontos.
Pensando nisso, elaborei este artigo para tirar as principais dúvidas em relação ao processo que envolve a cirurgia de transplante de fígado. Siga lendo para entender melhor se o profissional escolhido é o adequado para a realização do transplante de fígado.
Como saber se o médico é habilitado para realizar o transplante de fígado?
Para saber se o médico escolhido é habilitado para a realização do transplante de fígado, é importante, primeiro, saber se o profissional conta com CRM e RQE.
O CRM só pode ser solicitado por você depois que finalizar o curso de Medicina. Ele funciona como seu “atestado” de liberação para atuar como médico, seja em clínicas, hospitais ou de forma autônoma, segundo o Conselho Regional de Medicina, órgão fiscalizador da atividade médica no país. Todo profissional da saúde precisa estar vinculado ao conselho regional da sua região.
Já o RQE, Registro de Qualificação de Especialidade, é o documento que atesta junto ao Conselho Regional de Medicina a sua formação em determinada especialidade médica.
No caso do cirurgião que realiza transplante de fígado, ele deve ter além do CRM e RQE, comprovação de treinamento e experiência em transplante hepático. Isso se deve ao fato da complexidade do procedimento ser muito elevada. Os cirurgiões levam anos para alcançar o refinamento técnico suficiente para realizar essa cirurgia com segurança.
Quais profissionais podem avaliar e realizar a cirurgia do transplante de fígado?
A cirurgia de transplante de fígado pode ser realizada pelo profissional que realizou especialização/treinamento em transplante de fígado e outros órgãos.
Entre as principais especialidades médicas que podem realizar a avaliação e, tendo a especialização de transplante de fígado, podem realizar a cirurgia de transplante de fígado estão:
- Cirurgião Geral especializado em transplante.
- Cirurgião do Aparelho Digestivo especializado em transplante.
Como é feito o transplante de fígado?
O transplante de fígado é considerado um dos procedimentos mais complexos do ponto de vista técnico. Isso se dá principalmente pelo estado de saúde em que os pacientes com doenças hepáticas apresentam quando dependem do transplante de fígado para recuperar a saúde.
As repercussões causadas por doenças como a cirrose, por exemplo, geram hipertensão portal e deficiência na coagulação do sangue.
Profissionais que trabalham em UTIs de hospitais no país todo, ficam atentos quando existe algum paciente potencial doador de órgãos, assim, inicia-se um protocolo de doação de órgãos. E caso se confirme a morte encefálica, se consulta a família do paciente sobre a concordância para doação dos órgãos.
É um processo que exige muita agilidade e prontidão da equipe para organizar a doação dos órgãos. Incluindo a equipe que irá realizar o transplante de fígado. Assim, chamamos o paciente que está na lista de espera e todo o procedimento para a realização do transplante de hepático inicia-se.
É muito perigoso fazer o transplante de fígado?
Como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de transplante de fígado também tem seus riscos.
Existem diferentes fatores que influenciam nos riscos do procedimento de transplante de fígado. Entre eles o estado de saúde do paciente que irá receber o novo órgão.
Geralmente, pacientes que estão na fila de espera para a realização do transplante de fígado estão com a saúde bem debilitada. E a cirurgia em si se torna delicada. Pois o organismo do paciente receptor tem dificuldades para suportar um procedimento agressivo e complexo como é o transplante.
Esse é um ponto vital, inclusive para o pós-operatório do transplante de fígado, que obrigatoriamente é feito em UTI. Após o transplante é necessário seguir orientações médicas importantes, como a medicação adequada para possibilitar um melhor funcionamento do órgão novo, evitando rejeição e outros problemas.
Precisa de uma avaliação para realização do transplante de fígado? Então marque agora uma consulta comigo, ficarei feliz em recebê-lo e ajudá-lo a recuperar a sua qualidade de vida! E BAIXE o meu Ebook!