É muito comum pacientes chegarem até mim, sem compreender de fato a extensão dos danos que o consumo abusivo de álcool pode causar à saúde do fígado. Por isso, elaborei este artigo onde explico como o álcool impacta na saúde do fígado.
Como tudo na vida, é necessário ter um equilíbrio quando tratamos da ingestão de bebida alcoólica, a fim de evitar complicações ao fígado e, consequentemente, a nossa saúde.
Sabe-se, por exemplo, que existem muitos benefícios cardiovasculares, na ingestão de uma taça de vinho. Mas veja bem, uma taça, sem abuso e excessos, consumido de maneira responsável para proteger o fígado.
Contudo, como o excesso de bebida alcoólica pode prejudicar a saúde do fígado? Confira abaixo:
Álcool é perigoso ao fígado, além de altamente calórico
Um dos maiores problemas da ingestão excessiva de álcool ao fígado, é a sua ação hepatotóxica direta. Ou seja, o álcool tem o poder de agredir diretamente as células do fígado, destruindo-as gradativamente.
O álcool é altamente calórico e isso faz com que muitas pessoas deixem de se alimentar adequadamente pelo fato de atingirem a saciedade e a energia necessária para o dia a dia apenas com a bebida alcoólica. Isso pode acarretar quadros de desnutrição e todas suas complicações.
Também pode favorecer o acúmulo de gordura no fígado, podendo evoluir com inflamação e posteriormente cirrose.
O álcool, quando utilizado de maneira contínua e cumulativa durante anos, certamente levará o paciente a desenvolver cirrose. Essa ação depende do tempo de uso e da quantidade total de álcool ingerida.
A dependência de álcool também é um risco ao fígado
A dependência de álcool, ou alcoolismo, além de lesionar diretamente o fígado, eleva o risco de acúmulo de gordura no órgão.
Diante disso, o dependente se torna mais propenso a desenvolver problemas hepáticos. A falta de controle da bebida leva a mais lesões ao fígado, provocando maiores quantidades de fibrose.
Fibrose, é o nome dado às cicatrizes remanescentes dessas inflamações crônicas, que nas fases mais avançadas, caracterizam a cirrose e prejudicam as funções das células hepáticas, impedindo por completo o correto funcionamento do fígado.
O abuso de álcool pode levar ao desenvolvimento de câncer de fígado
Álcool em excesso é um importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de fígado.
Isso porque, associados a todas as situações já comentadas anteriormente, o não controle da ingestão de álcool potencializa as chances do surgimento de neoplasias no fígado.
Resultado de um acúmulo de fatores, unindo má alimentação, sedentarismo e, claro, o hábito de excessos com a bebida alcoólica.
Com essa realidade diante de si, o paciente sofre com mais lesões no fígado, agravando o seu estado e, ao se dar conta ou ser diagnosticado, já se encontra em fases avançadas, reduzindo as possibilidades de cura.
Para sair desse ciclo é importante procurar ajuda especializada para mudar seus hábitos de vida, seja controlando agora a quantidade de álcool, ou eliminando por completo o hábito do seu dia a dia.
Precisa de ajuda para cuidar da saúde do seu fígado? Eu posso te ajudar! Venha conversar comigo, basta agendar sua consulta aqui pelo site mesmo ou acesse o LINK e me acompanhe nas redes sociais!