Câncer de fígado tem cura, quando este é identificado em seus estágios iniciais. Assim como outros tipos de câncer, o câncer de fígado sua taxa de chance para cura eleva-se quando se diagnostica o tumor em fases iniciais da doença, em que não há, por exemplo, a ocorrência de metástase (agressão do câncer de fígado a outros tecidos e órgãos).
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o câncer de fígado, preparei este artigo, simples e explicativo, a fim de sanar dúvidas sobre essa doença silenciosa e fazer um alerta importante sobre a prevenção do câncer de fígado. Siga lendo para saber mais!
Sintomas do câncer de fígado
Como falei anteriormente, o câncer de fígado figura como uma patologia extremamente silenciosa, em que demora para constatar sintomas mais evidentes. Contudo, mesmo tardiamente, os sintomas do câncer de fígado são bem característicos.
Confira abaixo alguns dos principais sintomas do câncer de fígado:
- Dor abdominal não é comum mas pode ser um sintoma de câncer de fígado;
- Barriga inchada também pode ter relação com o câncer de fígado;
- Mal-estar generalizado pode ter relação com o câncer de fígado;
- Pele e olhos amarelados são sinais de alerta para câncer de fígado.
Câncer de fígado tem cura?
Novamente, a possibilidade de cura do câncer de fígado tem muito a ver com a fase com que o tumor se apresenta no paciente. Ela se eleva consideravelmente quando o câncer de fígado é “pego” no começo.
Radioterapia, quimioterapia, cirurgia, ou ainda outros tantos tratamentos para o câncer de fígado, indica-se conforme o estado do câncer de fígado e do estado de saúde geral do indivíduo.
Tumor maligno e câncer de fígado
Câncer de fígado, ou câncer hepático, é o nome dado ao tumor maligno, e deve-se a alterações malignas nas células hepáticas. Os tumores cancerosos podem ter origem no fígado ou podem alcançar o fígado a partir de outras partes do corpo.
O câncer com origem no fígado é chama-se câncer hepático primário e o originário de alguma outra parte do corpo é chama-se câncer metastático, sendo essa a maioria dos casos de câncer de fígado.
Câncer no fígado causa dor?
O câncer de fígado pode causar dor abdominal, principalmente quando afeta a cápsula que recobre o órgão. Porém, isso não é o mais frequente. Geralmente os tumores benignos e malignos de fígado não causam dor e são descobertos num exame de rotina.
Diagnóstico de câncer de fígado
O diagnóstico de câncer de fígado geralmente ocorre ao acaso, durante exames de rotina, como uma ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, requisitada por outro motivo qualquer que não esteja diretamente relacionado ao fígado.
Os exames de sangue dificilmente detectam o câncer de fígado, pois, em geral, as funções hepáticas se mantêm normais.
O conteúdo foi útil para você? Então acesse o link e me acompanhe nas redes sociais!