As hepatites virais são doenças que afetam o fígado e podem ser causadas por diferentes vírus, como os da hepatite A, B, C, D e E. Essas doenças podem ser transmitidas de diversas maneiras, e neste artigo, abordo quais as principais formas de contaminação das hepatites virais. Continue lendo e saiba mais!
1. Hepatite A
A hepatite A é transmitida principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vírus. A falta de higiene adequada e o consumo de água ou alimentos mal higienizados são fatores de risco para a contaminação.
Esse tipo de hepatite também pode ser transmitido por contato íntimo com uma pessoa infectada.
2. Hepatite B
A hepatite B é transmitida através do contato com sangue, sêmen, fluidos vaginais ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada.
As principais formas de contaminação são o compartilhamento de seringas ou agulhas contaminadas, relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada e transmissão de mãe para filho durante o parto.
3. Hepatite C
A hepatite C é transmitida principalmente pelo contato direto com sangue contaminado. O uso compartilhado de agulhas e seringas entre usuários de drogas injetáveis é uma das principais formas de contágio.
Transmissão sexual e a transmissão de mãe para filho durante a gravidez também são possíveis, embora menos comuns.
4. Hepatite D
A hepatite D ocorre apenas em pessoas já infectadas com o vírus da hepatite B. A transmissão do vírus da hepatite D ocorre principalmente pelo contato com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.
O compartilhamento de seringas contaminadas e a relação sexual desprotegida são as principais formas de contaminação.
5. Hepatite E
A hepatite E é transmitida principalmente por meio da ingestão de água contaminada com o vírus. A contaminação fecal-oral é a principal via de transmissão, e condições precárias de saneamento e higiene aumentam o risco de contágio. Transmissão de mãe para filho durante a gravidez também é possível.
Manter uma boa higiene pessoal, evitar o compartilhamento de objetos contaminados e praticar sexo seguro são algumas das medidas que podem ajudar a prevenir as hepatites virais. Além disso, a vacinação é uma forma eficaz de prevenção, principalmente para as hepatites A e B.
Cuide da sua saúde e compartilhe essas informações para ajudar na conscientização sobre as hepatites virais. Precisa de ajuda para adotar hábitos de vida mais saudáveis? Eu posso te ajudar, basta baixar o meu ebook “Como criar uma rotina de hábitos saudáveis” e descobrir como!
Acesse o SAIBA MAIS e me acompanhe nas redes sociais!